O Sistema MsS

O Sistema MsS é um dispositivo que gere electromagneticamente e recebe ondas ultra-sónicas no material para uma variedade de testes das ondas guiadas. É composto por um computador laptop, o instrumento MsSR3030R, e sondas MsS tal como resulta do quadro em baixo.
 
O software MsS no computador laptop controla os parâmetros do MsSR3030R, recebe dados através de uma porta USB, analisa os dados e gere um relatório de inspecção. O instrumento MsSR3030R gere impulsos eléctricos de curta duração às sondas MsS e detecta a tensão induzida gerida quando a onda ultra-sónica guiada passa por debaixo da sonda.

MsS system

 A sonda MsS é um conductor ultra-sónico que consiste em fitas ferromagnéticas (com uma espessura de 0.10 mm) e cabos de fita (com uma espessura menor a 4 mm) como resulta da foto. A onda ultra-sónica é gerida na banda fina e vem transmitida ao tubo através de acoplamento a seco, acoplamento de segurança através de pino de cisalhamento, ou adesivo epóxi.

Sonda Sectorial MsS

A sonda sectorial MsS tem um cumprimento entre 10 e 30 cm, e cubre só uma secção da circunferência do tubo e utiliza-se para a inspecção da distância médie de alta resolução (de 1.5 a 6 metros). Utiliza-se para a inspecção do suporte do tubo ou para a zona de suporte, do tubo de penetração na parede, das interfaces entre o cimento e o ar para os tubos com pilares de apoio de cimento, dos tubos com um diâmetro maior a 40.6 cm ou um diâmetro maior do tubo incluindo a placa. Visto que a sonda sectorial só cobre uma secção do tubo, tem uma sensibilidade muito elevada que não depende da medida do tubo.

Características do Sistema de Teste com Ondas Guiadas

O sistema com ondas guiadas que utiliza a sonda MsS tem muito mais mérito em comparação com os que utilizam cintos discretos de transdutores piezoeléctricos. Verifique a seguinte lista antes de comprar um sistema com ondas guiadas.

Os dados entre parênteses são as características do sistema MsS

1. Frequência de operação [de 5 kHz a 250 kHz]
 
2. O preço do sistema é razoável em comparação com outros sistemas com ondas guiadas.
 
3. Os custos adicionais de manutenção são muitos baixos em comparação com outros sistemas com ondas guiadas.
 
4. Detecção da sensibilidade do defeito [A sensibilidade é muito elevada com as sondas sectoriais e com as operações de alta frequência].
 
5. Extensão da zona morta e do próximo campo [é de 10.2 cm com 128 kHz]

6. Distância máxima de inspecção [150 m em cada direcção de propagação se o tubo for protegido pelo tingimento, no solo para poder detectar os defeitos de 2-3% secção transversal relativa].

7. Peso do equipamento [aproximadamente  12.5 kg].

8. Peso da sonda [0.8 kg para a sonda de 61 cm ; não utilizamos a grua para elevar a sonda com ondas guiadas].

9. Relação sinal-ruído [gere menos modos flexurais em comparação com qualquer outro sistema de ondas guiadas].

10. Operação Bandwidth [Podemos testar de 5 a 250 kHz com uma só faixa ferromagnética instalada].

11. Alta resolução espacial através da utilização da alta frequência e número baixo de ciclos [Utilizamos 1 ou 2 ciclos para o GWT].

12. Encontrar os defeitos ao longo da circunferêncoa do tubo [utilizamos a sonda sectorial]. 

13. Localizações examinadas por dia [Geralmente podemos examiner de 5 a 30 localizações por dia em função da medida do tubo e da accessibilidade].

14. Repetabiliade do sinal [O sistema MsS gere dados com um alto nível de repetabilidade para a monitorização com ondas guiadas utilizando uma sonda com uma cobertura de 360º].

15. Aplicações em alta temperatura [A sonda MsS pode examinar tubos com temperaturas de funcionamento atè 500 C utilizando uma sonda com acoplamento mecânico].

16. Medida da sonda [A sonda MsS é muito fina e por isso pode ser instalada nas tubulações com um espaço de 1 cm entreos tubos].

17. Formação [A técnica MsS é ensinada pelo pessoal calificado no Nível III em GWT que também tem ASNT NDT Nível III em UT e ET e mais de 13 anos de experiência em GWT com 13 patentes US ná área de ondas guiadas].

18. Suporte contínuo e responsabilidade [Oferecemos aos clients uma formação contínua].

19. Honestidade [Somos honestos com os clients. Oferecemos suporte aos clientes em base à nossa experiência de serviços de inspecção, investigação, desenvolvimento, formação, serviços de ánalise de dados, desenvolvimento de software de ondas guiadas e consultoria].

20. Outra área de aplicação [O sistema MsS pode ser utilizado para a inspecção das placas, varas enterradas, cabos, tubo de caldeira, tubo de condensador, tubo de rastreamento térmico, ângulo do tubo e ângulo da barra].