Testes com Ondas Guiadas



Quê são os Testes com Ondas Guiadas (GWT) ?


As ondas guiadas são ondas ultra-sónicas que se propagam ao longo da estructura, a propagação sendo limitada e guiada pelos limites da estructura geometrica. Tal como resulta do 1º Qaudro , a onda guiada no tubo propaga-se ao longo do eixo e reflecte-se pelas mudanças repentinas na área da secção transversal como, por exemplo, os defeitos de corrosão.


A GWT é uma técnica para encontrar as localizações defeituosas e para localizar os defeitos utilizando o tempo de chegada e a velocidade de propagação das ondas guiadas estimando a dimensão dos defeitos cum a ajuda da amplitude dos sinais. A GWT utiliza uma frequência baixa desde 5 a 250 kHz para ter um cumprimento que costuma ser maior do que a espessura da parede do tubo e para diminuir a atenuação para a inspecçaõ a grande distância.


 


 


Como se efectuam os Testes com Ondas Guiadas?


O equipamento MsS para os testes com ondas guiadas ou para os testes ultra-sónicos a longa distância é compacto e fácil de operar para os inspectores dentro das facilitações. Tal como o instrumento normal de medição da espessura, o inspector pode levá-lo ao tubo e testar rapidamento o tubo utilizando a sonda MsS e o acoplamento de segurança através de pino de cisalhamento. 

A preparação à superfície dos testes com onda guiada é a mesma com a medição de espessura UT comum na preparação e no processo. A única diferença é que os testes com onda guiada verificam os defeitos ao longo do cumprimento do eixo do tubo em vez da direcção da espessura da parede.